© News Farma 2017
Todos os direitos reservados

O acesso à área reservada do Cardio Talks, bem como a receção das suas newsletters é restrita a profissionais de saúde.

quinta, 11 maio 2017 17:00
VoxPop | O que sabem as pessoas sobre o enfarte?

Conhecer e compreender os sinais de um enfarte agudo do miocárdio permite agir rapidamente e procurar ajuda médica, pois a cada minuto que passa o risco de morte aumenta. Contudo, há um desconhecimento generalizado dos sinais e sintomas do enfarte. O Cardiotalks falou com alguns peregrinos, a fim de perceber o seu conhecimento sobre este tema. Assista ao vídeo.


Dados relativos a 2014, apontam para que apenas 41% dos doentes que sofreram um enfarte ligaram para o 112. E 44% dos doentes com enfarte que não ligaram 112 e se deslocaram pelos seus próprios meios ao hospital, foram para unidades de saúde que não têm capacidade para realizar a angioplastia primária, o que significa que tiveram de ser transferidos para hospitais com essa capacidade, atrasando assim de forma significativa o início do tratamento.

Para que a angioplastia primária possa ser eficaz, é fundamental que este procedimento seja efetuado idealmente até 90 minutos após o início dos sintomas. Nos casos em realizam a angioplastia primária no intervalo de tempo considerado ideal, estes doentes recuperam praticamente sem sequelas, permitindo que venham a ter uma vida perfeitamente normal.

Seta Anterior
Artigo Anterior
Seta Anterior
Próximo Artigo