© News Farma 2019
Todos os direitos reservados

O acesso à área reservada do Cardio Talks, bem como a receção das suas newsletters é restrita a profissionais de saúde.

quarta, 05 dezembro 2018 11:49
Redução de eventos cardiovasculares e da mortalidade em doentes com CAD e PAD
Redução de eventos cardiovasculares e da mortalidade em doentes com CAD e PAD

Alliance Forum for Vascular Protection foi um evento promovido pela Bayer que reuniu um painel de especialistas nacionais e internacionais com o objetivo de analisar em conjunto os resultados promissores do estudo COMPASS em doentes com doença arterial coronária (CAD) e doença arterial periférica (PAD). O presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Prof. Doutor João Morais, esteve presente na qualidade de chairman da sessão e no final explicou, em entrevista ao Cardiotalks, por que razão a dose reduzida de rivaroxabano em associação à aspirina é sinónimo de proteção vascular e vem “abrir um campo completamente novo na terapêutica”. Assista ao vídeo.

“O estudo COMPASS tem resultados que são muito robustos e vêm abrir um campo completamente novo na terapêutica”, começa por afirmar o presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, reforçando: “Isto significa a oportunidade de podermos tratar doentes aparentemente estáveis e fora da fase aguda da doença aterosclerótica, e podermos intervir diretamente modificando a história da doença”.

Proteção vascular foi o tópico central do evento organizado pela Bayer, durante o qual se falou nos resultados do estudo COMPASS na população de doentes com doença arterial coronária e doença arterial periférica, sendo esta última alvo de atenções pela falta de diagnóstico e pelos riscos inerentes à patologia.

Tal como explicou o Prof. Doutor João Morais, “no COMPASS o que foi feito foi: numa população de doentes estáveis com doença arterial coronária ou doença arterial periférica, à velha e clássica aspirina foi associada uma dose muito baixa de rivaroxabano, 2.5 mg duas vezes ao dia”. “Este simples juntar de uma dose aparentemente até muito reduzida de um anticoagulante, conseguiu-se uma redução muito significativa, quer da morte, quer do AVC”, concluiu o chairman do evento.

Seta Anterior
Artigo Anterior
Seta Anterior
Próximo Artigo