© News Farma 2019
Todos os direitos reservados

O acesso à área reservada do Cardio Talks, bem como a receção das suas newsletters é restrita a profissionais de saúde.

quarta, 05 dezembro 2018 12:12
COMPASS versus COMMANDER-HF: novos dados sobre proteção vascular
COMPASS versus COMMANDER-HF: novos dados sobre proteção vascular

Durante o Alliance Forum for Vascular Protection, foram promovidos três workshops, um dos quais dedicado à temática da doença arterial coronária/periférica e insuficiência cardíaca. Um dos palestrantes nesta sessão foi o cardiologista do Hospital de Santa Cruz, Dr. Carlos Aguiar, que em entrevista ao Cardiotalks, explica como é que a proteção vascular foi testada nos estudos COMPASS e COMMANDER-HF, que incluíram populações de “doentes com insuficiência cardíaca muito distintos”. Assista ao vídeo.

Segundo o Dr. Carlos Aguiar, no estudo COMMANDER-HF “os doentes tinham um compromisso grave da sua função ventricular esquerda sistólica, estavam muito próximos de uma hospitalização por descompensação da sua insuficiência cardíaca e, por isso, muito sintomáticos”.

Por sua vez, alguns dos doentes incluídos no estudo COMPASS “tinham insuficiência cardíaca, mas não estavam próximos de um evento de descompensação e tinham sobretudo fração de ejeção preservada ou em faixa intermédia”.

“O que aprendemos do teste da dose vascular nos dois grupos é que a proteção vascular é importante quando a insuficiência cardíaca não é grave, isto é, quando o problema de falha de bomba não é dominante”, declara o Dr. Carlos Aguiar.

Seta Anterior
Artigo Anterior