© News Farma 2019
Todos os direitos reservados

O acesso à área reservada do Cardio Talks, bem como a receção das suas newsletters é restrita a profissionais de saúde.

ESC2018

domingo, 26 agosto 2018 13:24
Sessão Inaugural ESC 2018: um início inspirador e futurístico
Sessão Inaugural ESC 2018: um início inspirador e futurístico

Indo ao encontro do lema do Congresso, “Where the world of Cardiology comes together”, o auditório principal encheu-se com os muitos especialistas que não quiseram perder o arranque oficial do ESC 2018. Com uma vertente moderna e interativa, o presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), Prof. Doutor Jeroen Bax, surgiu em vídeo demonstrando o futuro do laboratório cardiovascular, incentivando à pesquisa e desenvolvimento, sem esquecer o contacto com o doente: “Os doentes recorrem a nós não apenas para tratar o seu coração, mas para acalmar os seus receios”.

Durante o seu discurso inaugural, o Prof. Doutor Jeroen Bax descreveu os mais importantes desenvolvimentos na área cardiovascular dos últimos 20 anos, sublinhando que com “tanto foco nas novas tecnologias, é imperativo não perder a visão sobre a pessoa em tratamento”, devendo sempre ser mantida a empatia com o doente.
Os números do Congresso – que este ano é centrado na doença valvular coronária – foram apresentados pelo Prof. Doutor Stephan Achenbach, Chairperson do Programme Committee do ESC 2018: mais de 30 mil inscritos, com um programa científico e educacional que contou com 11029 abstracts submetidos. A apresentação de 14 sessões “Late breaking science”, cinco “Hot Lines” e cinco “Guidelines”, num total de 368 sessões organizadas em 15 formatos diferentes, foram também realçadas pelo Prof. Doutor Stephan Achenbach, assim como a aplicação móvel ESC foi classificada como essencial na otimização da experiência no Congresso, promovendo uma maior participação.
A sessão inaugural contou também com uma Special Guest Interview, na qual a atriz e cantora Barbra Streisand deu o testemunho sobre a sua cruzada na promoção da saúde cardiovascular, em particular na melhoria dos cuidados de saúde à mulher.
Mas um dos momentos mais aguardados foi a palestra do Prof. Doutor Eugene Braunwald, especialista de renome na história da medicina cardiovascular, que abordou os pontos chave das relações entre a academia e a indústria.
Houve ainda a oportunidade de ouvir as histórias extraordinárias dos Profs. Doutores: Ottavio Alfieri (Universidade San Raffaele, Milão, Itália), Evgeny Shlyahkto (Centro Almazov, Saint Petesburg, Rússia), Marc Pfeffer (Brigham and Women’s Hospital, Harvard Medical School, Boston, Massachusetts, USA) que, em reconhecimento do seu contributo, foram agraciados com a ESC Gold Medal.
No final da sessão, a comunidade cardiologista aplaudiu os mais de 250 novos membros Fellow ESC (FESC) e o Prof. Doutor Jeroen Bax, num especial tributo ao primeiro FESC – o proeminente cardiologista alemão Dr. Paul Hugenholtz – anunciou orgulhosamente que, doravante, a nova Paul Hugenholtz Lecture on Innovation in Cardiology terá lugar em todos os Congressos ESC.

Seta Anterior
Artigo Anterior
Seta Anterior
Próximo Artigo