© News Farma 2019
Todos os direitos reservados

O acesso à área reservada do Cardio Talks, bem como a receção das suas newsletters é restrita a profissionais de saúde.

ESC2018

domingo, 26 agosto 2018 18:46
Revascularização do miocárdio: doentes com FA têm pior prognóstico
Revascularização do miocárdio: doentes com FA têm pior prognóstico

“Postoperative atrial fibrillation after coronary artery bypass grafting surgery” foi o trabalho apresentado pela Dr.ª Ana Filipa Ferreira durante uma sessão de posters moderados que decorreu na manhã do segundo dia de ESC 2018. Em conversa com o Cardiotalks, a estudante de doutoramento da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto partilhou as conclusões deste estudo, com o qual se pretende enaltece a importância de desenvolver scores que ajudem na prevenção da fibrilhação auricular antes de uma cirurgia cardiovascular. Assista ao vídeo.

“O trabalho que viemos apresentar foi o impacto da fibrilhação auricular após a cirurgia de revascularização do miocárdio”, começou por explicar a Dr.ª Ana Filipa Ferreira, afirmando que este tipo de arritmia foi associado a um pior prognóstico no pós-operatório, em termos da incidência do acidente vascular cerebral, do período de internamento e da mortalidade.
Também de acordo com a especialista, o grupo – liderado pelo Prof. Doutor Adelino Leite Moreira – está a desenvolver outros estudos que vão permitir avaliar “a recorrência desta arritmia após a alta hospitalar”.

Seta Anterior
Artigo Anterior
Seta Anterior
Próximo Artigo