Conhecer e compreender os sinais de um enfarte agudo do miocárdio permite agir rapidamente e procurar ajuda médica, pois a cada minuto que passa o risco de morte aumenta. Contudo, há um desconhecimento generalizado dos sinais e sintomas do enfarte. O Cardiotalks falou com alguns peregrinos, a fim de perceber o seu conhecimento sobre este tema. Assista ao vídeo.
Dados relativos a 2014, apontam para que apenas 41% dos doentes que sofreram um enfarte ligaram para o 112. E 44% dos doentes com enfarte que não ligaram 112 e se deslocaram pelos seus próprios meios ao hospital, foram para unidades de saúde que não têm capacidade para realizar a angioplastia primária, o que significa que tiveram de ser transferidos para hospitais com essa capacidade, atrasando assim de forma significativa o início do tratamento.
Para que a angioplastia primária possa ser eficaz, é fundamental que este procedimento seja efetuado idealmente até 90 minutos após o início dos sintomas. Nos casos em realizam a angioplastia primária no intervalo de tempo considerado ideal, estes doentes recuperam praticamente sem sequelas, permitindo que venham a ter uma vida perfeitamente normal.