© News Farma 2019
Todos os direitos reservados

O acesso à área reservada do Cardio Talks, bem como a receção das suas newsletters é restrita a profissionais de saúde.

ESC2018

segunda-feira, 27 agosto 2018 19:38
Programas de reabilitação cardíaca em doentes muito idosos
Programas de reabilitação cardíaca em doentes muito idosos

“Cardiac rehabilitation program for all: even after 80s?” foi o título do trabalho apresentado pela Dr.ª Marta Fontes Oliveira, selecionado para integrar o grupo de Best Posters na área da reabilitação cardiovascular. Em entrevista ao Cardiotalks, a interna de Cardiologia do Centro Hospitalar do Porto explica os objetivos e os principais resultados do estudo. Assista ao vídeo.

A escassez de dados sobre a reabilitação cardiovascular na população muito idosa esteve na origem do desenvolvimento deste estudo, que pretendeu analisar o impacto e a segurança de um programa de reabilitação na população com idade superior a 80 anos, avaliando tanto parâmetros clínicos e laboratoriais, como a capacidade funcional dos doentes.
No que respeita aos resultados, a especialista menciona uma melhoria da capacidade funcional e dos parâmetros clínicos em análise. “Temos de começar a referenciar mais doentes” é a mensagem final da interna de Cardiologia, que salienta a necessidade de mais estudos que confirmem os dados obtidos.

Seta Anterior
Artigo Anterior
Seta Anterior
Próximo Artigo