“Cardiac rehabilitation program for all: even after 80s?” foi o título do trabalho apresentado pela Dr.ª Marta Fontes Oliveira, selecionado para integrar o grupo de Best Posters na área da reabilitação cardiovascular. Em entrevista ao Cardiotalks, a interna de Cardiologia do Centro Hospitalar do Porto explica os objetivos e os principais resultados do estudo. Assista ao vídeo.
A escassez de dados sobre a reabilitação cardiovascular na população muito idosa esteve na origem do desenvolvimento deste estudo, que pretendeu analisar o impacto e a segurança de um programa de reabilitação na população com idade superior a 80 anos, avaliando tanto parâmetros clínicos e laboratoriais, como a capacidade funcional dos doentes.
No que respeita aos resultados, a especialista menciona uma melhoria da capacidade funcional e dos parâmetros clínicos em análise. “Temos de começar a referenciar mais doentes” é a mensagem final da interna de Cardiologia, que salienta a necessidade de mais estudos que confirmem os dados obtidos.