© News Farma 2019
Todos os direitos reservados

O acesso à área reservada do Cardio Talks, bem como a receção das suas newsletters é restrita a profissionais de saúde.

ESC2018

segunda-feira, 27 agosto 2018 19:47
Principais novidades nas guidelines de 2018 da ESC
Principais novidades nas guidelines de 2018 da ESC

Um dos principais momentos do Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC 2018) foi a sessão de apresentação geral das novas orientações clínicas europeias, na qual esteve presente a Prof.ª Doutora Cristina Gavina. Em declarações ao Cardiotalks, a cardiologista do Hospital Pedro Hispano resume as alterações mais relevantes de cada uma das guidelines e as implicações que as mesmas poderão ter na prática clínica. Assista ao vídeo.

Começando pelas 2018 ESC Guidelines on Syncope, a Prof.ª Doutora Cristina Gavina afirma que estas vêm reforçar o algoritmo que deve ser seguido, “quer para internar doentes, quer para selecionar os doentes de maior risco e que possam ter síncopes de origem cardíaca”. Clareza e utilidade são os adjetivos usados pela cardiologista, convidando os colegas da área a consultar os algoritmos preconizados.
Há já muito esperado, as recomendações sobre revascularização miocárdica (2018 ESC/EACTS Guidelines on Myocardial Revascularisation) foram alvo de revisão, com alterações que permitem ao doente ter um maior leque de opções terapêuticas. “Quem vai tirar partido destas novas guidelines são os doentes”, sublinha a especialista.
Outra atualização importante refere-se à abordagem cardiovascular no contexto da gravidez (2018 ESC Guidelines for CVD during Pregnancy). “Um grande desafio” pela especificidade clínica e farmacológica deste campo, “são uma pedra fundamental para a formação de qualquer cardiologista de adulto”.
Por fim, a Prof.ª Doutora Cristina Gavina destaca a redefinição do enfarte agudo do miocárdio (2018 joint ESC/ACC/AHA/WHF Fourth Universal Definition of Myocardial Infarction), com a inclusão de um importante ponto – o algoritmo para interpretação da subida da troponina – que permite uma melhor clarificação do enfarte agudo do miocárdio e, consequentemente, uma melhor intervenção neste contexto.

Seta Anterior
Artigo Anterior
Seta Anterior
Próximo Artigo