© News Farma 2019
Todos os direitos reservados

O acesso à área reservada do Cardio Talks, bem como a receção das suas newsletters é restrita a profissionais de saúde.

ESC2018

terça-feira, 28 agosto 2018 22:22
Valor prognóstico dos níveis de troponina após revascularização do miocárdio
Valor prognóstico dos níveis de troponina após revascularização do miocárdio

“Prognostic value of cardiac troponin after coronary artery bypass grafting” é o título do trabalho que foi apresentado pela Dr.ª Francisca Saraiva, aluna de Doutoramento da Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Em entrevista ao Cardiotalks, a especialista refere que este estudo retrospetivo teve como objetivo avaliar o “impacto prognóstico das troponinas cardíacas após a cirurgia de revascularização do miocárdio”,partilhando ainda as conclusões do mesmo. Assista ao vídeo.

De acordo com a Dr.ª Francisca Saraiva, “as guidelines falam da subida de troponinas para detetar enfarte agudo do miocárdio após cirurgia de revascularização do miocárdio”. Contudo, a cardiopneumologista defende que “mais do que considerar um cut-off definido, é importante saber se esta variável tem de facto um significado clínico”.

Tendo em conta os resultados do estudo realizado sob orientação do Prof. Doutor Adelino Leite Moreira, a Dr.ª Francisca Saraiva afirma que os cut-off são arbitrários e “podem não refletir um enfarte agudo do miocárdio”, pelo que apela à “precaução na avaliação destes valores”.

Seta Anterior
Artigo Anterior
Seta Anterior
Próximo Artigo