© News Farma 2019
Todos os direitos reservados

O acesso à área reservada do Cardio Talks, bem como a receção das suas newsletters é restrita a profissionais de saúde.

ESC2018

quinta-feira, 30 agosto 2018 08:08
Envolvimento dos doentes é uma mais-valia na disseminação e implementação das guidelines
Envolvimento dos doentes é uma mais-valia na disseminação e implementação das guidelines

O envolvimento do doente foi um dos tópicos de debate durante o ESC 2018, sob a moderação do Prof. Doutor Fausto Pinto, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. O “Patient Engagement Unit” é um motivo de orgulho para o cardiologista, que viu nascer este projeto durante o seu mandato como presidente da Sociedade Europeia de Cardiologia (2014-2016). Em entrevista ao Cardiotalks, o especialista conta como surgiu o projeto. Assista ao vídeo.

Com base no modelo “patient-centered”, esta unidade pretende criar uma estrutura dentro da Sociedade Europeia de Cardiologia que desenvolva objetivos estratégicos para a promoção de um maior envolvimento das estruturas que representam os doentes. Esta participação, que se irá centrar principalmente aos níveis da promoção e disseminação, poderá ajudar na implementação e seguimento de guidelines, que demonstraram já proporcionar melhores outcomes para os doentes.

O cardiologista refere que este é um processo que tem vindo a evoluir e a traçar um caminho, sendo “para nós um ponto de honra que as guidelines sejam devidamente disseminadas e devidamente seguidas”, e sublinha como um aspeto positivo a complementaridade entre o ponto de vista médico e a experiência e o conhecimento de grupos de doentes que vivem com a doença que se procura melhorar o tratamento. Embora se encontre ainda em fase de teste, o objetivo desta participação tem como meta final "a obtenção das melhores guidelines aplicadas da melhor forma possível". 

Alguns países contam já com a participação de doentes nas guidelines. "Pensamos que esta área é muito importante não só para as guidelines, mas também para um conjunto de muitas outras atividades que permitem a disseminação do conhecimento e das práticas, passando a mensagem a nível global", afirma o Prof. Doutor Fausto Pinto.

Seta Anterior
Artigo Anterior
Seta Anterior
Próximo Artigo