© News Farma 2019
Todos os direitos reservados

O acesso à área reservada do Cardio Talks, bem como a receção das suas newsletters é restrita a profissionais de saúde.

ESC 2019

domingo, 01 setembro 2019 11:18
Novos anticoagulantes orais na resolução de trombos intraventriculares
Novos anticoagulantes orais na resolução de trombos intraventriculares

“Direct oral anticoagulants are an effective therapy for left ventricular thrombus formation” foi o tema apresentado pelo Dr. Francisco Gama, do Hospital de Santa Cruz, no ESC2019. O especialista conversou com o Cardio Talks e sintetizou as guidelines da sua intervenção. Assista ao vídeo da entrevista.

Estudar a aplicação dos novos anticoagulantes orais na resolução de trombos intraventriculares foi o principal objetivo da investigação apresentada pelo Dr. Francisco Gama no primeiro dia de ESC 2019.

Na resolução de trombos intraventriculares, “o que está preconizado é a utilização dos antagonistas da vitamina K que são medicamentos já antigos e ultrapassados por medicamentos melhores, mais seguros e mais eficazes que são os novos anticoagulantes orais”, refere o especialista. No que respeita à utilização dos novos anticoagulantes orais, o médico explica que a sua aplicação nestes trombos intraventriculares ainda não está publicada nem estudada e que o seu trabalho foi isso mesmo - tentar perceber de que forma é que esses medicamentos são, ou não, eficazes.

Quanto aos resultados, o Dr. Francisco Gama refere que, apesar do estudo não contemplar uma amostra muito representativa, 90% dos doentes da mesma conseguiu resolver o trombo intraventricular, ou seja, foi eficaz. Acrescenta ainda que "também só houve um evento hemorrágico, nos 13 doentes que o estudo incluiu. Portanto, também se pode concluir que foi seguro”.

Seta Anterior
Artigo Anterior
Seta Anterior
Próximo Artigo