© News Farma 2019
Todos os direitos reservados

O acesso à área reservada do Cardio Talks, bem como a receção das suas newsletters é restrita a profissionais de saúde.

ESC 2019

segunda-feira, 02 setembro 2019 07:54
Insuficiência Cardíaca: Evolução do nível de evidência nas recomendações de classe C
Insuficiência Cardíaca: Evolução do nível de evidência nas recomendações de classe C

“Evolution of level of evidence C recommendations in European Society of Cardiology clinical practice guidelines on heart failure” foi o título do póster levado pelo Dr. Miguel Trindade, internista do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, ao ESC 2019. Em entrevista ao Cardio Talks, o médico sintetizou os procedimentos e as conclusões do estudo apresentado. Assista ao vídeo.

O médico explica que o trabalho consistiu, essencialmente, em verificar as recomendações de classe C, das guidelines da insuficiência cardíacaca (IC) com as recomendações com menor grau de evidência, e o que é que lhes acontece à medida que as várias guidelines vão sendo publicadas.

“Entre 2001 e 2016 temos cinco papers de guidelines do ESC e identificámos 240 que foram seguidas”, começa por explicar o Dr. Miguel Trindade. No decorrer da análise tentou-se identificar se as guidelines apresentadas subiam, mantinham ou diminuíam a evidência. “O que encontrámos foi que, desde 2001 até 2016, um terço sobe, um terço mantém-se e um terço diminui”, clarifica o médico.

“Quer isto dizer que no final do seguimento cerca de dois terços destas guidelines se mantêm no mesmo nível ou diminuem”. Além disso, as guidelines foram divididas em diagnóstico e terapêutica “e as quedas verificaram-se sobretudo na parte da terapêutica”, acrescenta.

Seta Anterior
Artigo Anterior
Seta Anterior
Próximo Artigo