© News Farma 2019
Todos os direitos reservados

O acesso à área reservada do Cardio Talks, bem como a receção das suas newsletters é restrita a profissionais de saúde.

ESC 2019

quinta-feira, 05 setembro 2019 08:33
Incidência do AVC no MitraClip: uma revisão sistemática e meta-análise
Incidência do AVC no MitraClip: uma revisão sistemática e meta-análise

A aluna do 5.º ano do mestrado integrado em Medicina da Faculdade de Coimbra, Dr.ª Patrícia Barros da Silva, apresentou no ESC 2019 uma meta-análise sobre a incidência do AVC no MitraClip. “Is stroke an issue after transcatheter mitral valve repair? A systematic review and meta‑analysis” foi o título da preleção e, numa entrevista ao Cardio Talks, a jovem efetuou um balanço dos resultados da investigação. Assista ao vídeo.

Patrícia Barros da Silva começa por referir que o trabalho por si desenvolvido teve como objetivo efetuar uma meta-análise sobre a incidência do AVC no MitraClip – “um procedimento de Cardiologia de intervenção em doentes com insuficiência mitral severa que não têm indicação para cirurgia”, explica. “A meta-análise, no fundo, foi recolher vários estudos, tanto observacionais, como de ensaios clínicos randomizados e estudar a incidência do AVC”, acrescenta.

Quanto aos resultados, a jovem refere que com a meta-análise normal, a incidência do AVC é menor no MitraClip, mas sem significância estatística”. Nesse sentido, efeuou-se uma análise cumulativa que, como explica, “permitiu chegar a estes resultados já com significância estatística porque aumenta o N da amostra do estudo”.

Seta Anterior
Artigo Anterior
Seta Anterior
Próximo Artigo