© News Farma 2019
Todos os direitos reservados

O acesso à área reservada do Cardio Talks, bem como a receção das suas newsletters é restrita a profissionais de saúde.

sexta-feira, 05 julho 2019 18:22
Bolsas e prémios no 9th Challenges in Cardiology: conheça os projetos vencedores
Bolsas e prémios no 9th Challenges in Cardiology: conheça os projetos vencedores

A 9.ª edição do Challenges in Cardiology foi palco de apresentação de vários trabalhos, onde quatro especialistas do país saíram premiados. Ao todo, foram duas bolsas, destinadas a apoiar projetos de investigação no âmbito das doenças cardiovasculares, e dois prémios. Conheça os projetos vencedores.

O Dr. Fernando Montenegro Sá, do Centro Hospitalar de Leiria, ganhou a Challenges Accelerator 2019-IDT, pela apresentação de um projeto-piloto que pretende ser uma resposta “às necessidades dos clínicos nos Cuidados de Saúde Primários no contacto com o especialista em Cardiologia”, através de uma aplicação. Além de facilitar a comunicação entre os profissionais de saúde, a app permite que se “evite consultas e deslocações do doente”.

A Dr.ª Ana Rita Morgado Gomes, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, foi a vencedora da Bolsa Challenges Accelerator 2019-ICL e, por isso, ganha uma visita ao Departamento de Cardiologia do Hospital Universitário de Ferrara, em Itália, sob supervisão do Prof. Doutor Roberto Ferrari, por um período de cinco dias. O projeto, que submeteu, avaliou o “timing para a realização de cardioversão elétrica em doentes que são admitidos na Urgência com fibrilhação auricular”. Em vídeo, a especialista explica a conclusão do estudo que desenvolveu.

Houve também a atribuição de duas premiações – o Prémio Challenges in Cardiology e o Prémio Jovem Investigador -, de onde saíram vencedoras as Dr.ªs Sofia Pimentel e a Dr.ª Sara Fernandes, respetivamente. A investigação da Dr.ª Sofia Pimentel “comparou os benefícios clínicos entre duas técnicas de estudo funcionais”.

Enquanto que a Dr.ª Sara Fernandes, do Centro Hospitalar de Leiria, analisou os resultados da consulta de risco cerebrovascular em doentes de alto risco.

Seta Anterior
Artigo Anterior
Seta Anterior
Próximo Artigo